Cirurgias
As cirurgias são realizadas apenas na Unidade Vitória
REALIZAMOS CIRURGIA CAPSULOTOMIA YAG LASER
A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais seguros e eficazes da atualidade. Consiste na retirada do cristalino (lente natural do olho) e o implante de uma lente intraocular.
Quais são as indicações da cirurgia?
A cirurgia de catarata é indicada para todos os estágios da doença. Quanto mais cedo for o diagnótico e a realização do procedimento, mais rápida será a recuperação e menores serão as chances de complicação durante a cirurgia.
Quais são os procedimentos cirúrgicos?
A cirurgia pode ser realizada por meio de dois métodos:
1 – Facoemulsificação: É feita uma pequena incisão no olho e o cristalino opaco é fragmentado em pedaços bem pequenos, que são aspirados imediatamente.
2- Laser Femtosegundo: A técnica elimina a utilização de bisturis. O equipamento atua de forma personalizada e, de acordo com as imagens fornecidas em tempo real, faz as incisões necessárias e a fragmentação da parte interna do cristalino. Com precisão, o cristalino é retirado e substituído por uma lente.
A cirurgia de catarata causa dor?
Não, pois é aplicada anestesia local, por meio de colírio.
Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?
A cirurgia dura aproximadamente 15 minutos.
Para um pós-operatório de sucesso, é necessário o paciente repousar e evitar movimentos bruscos com a cabeça, não comprimir ou coçar a região operada, evitar ambientes quentes e poluídos e proteger o olho de vapor, poeira, vento, shampoo, sabão e substâncias do gênero.
Orientações ao paciente:
O médico deve ser comunicado imediatamente caso o paciente sinta dor, apresente olho vermelho ou qualquer outro desconforto após a cirurgia. O acompanhamento pós-operatório e as consultas agendadas devem ser seguidos à risca.
A cirurgia para correção de estrabismo restabelece o equilíbrio entre as forças dos músculos oculares externos, reposicionando o globo ocular. O procedimento corrige o desalinhamento e, quando possível, restaura a visão binocular.
Quais são as indicações da cirurgia?
Indicada para todos os casos de desalinhamento ocular que prejudiquem a capacidade funcional ou estética do paciente.
A cirurgia causa dor?
Não, pois é aplicada anestesia.
No pós-operatório, o paciente pode ter algum desconforto e a sensação de areia nos olhos. Algumas pessoas ainda podem sentir leve dor ao mover os olhos, porém são receitados anti-inflamatórios e analgésicos.
Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?
O tempo cirúrgico depende de quantos músculos serão abordados e pode variar entre 20 minutos a uma hora e meia.
A recuperação é um processo individual, com média de afastamento das atividades gerais por sete dias. A regeneração completa dos tecidos ocorre por volta de 30 dias.
Orientações ao paciente
O paciente não deve realizar esforço físico ou frequentar ambientes com água (piscina, sauna e mar) nos primeiros 20 dias após a cirurgia. A aplicação de colírio de corticoide e antibiótico é necessária no período indicado pelo médico.
Observação: Os pontos são feitos com material especial e absorvível, e devem cair espontaneamente em aproximadamente 20 dias.
Quais são as indicações da cirurgia?
A cirurgia é indicada para os casos em que a pressão ocular não consegue ser controlada com o uso de medicamentos.
A cirurgia causa dor?
Não, pois é aplicada anestesia.
No período pós-operatório, é possível que o paciente experimente algum desconforto, como a sensação de olho seco ou a percepção de um pequeno grão de areia nos olhos.
Quais são os riscos?
Como em todo procedimento cirúrgico, podem ocorrer complicações que irão depender da gravidade do glaucoma. Porém, os riscos são muito baixos em comparação aos benefícios. O glaucoma é uma doença crítica que, se não tratada ou operada, leva à cegueira total e definitiva.
Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?
O tempo de cirurgia varia de 40 a 50 minutos, dependendo da técnica utilizada. Da mesma forma, a recuperação pós-operatória pode ocorrer em alguns dias ou semanas.
Orientações ao paciente
Após o procedimento, o paciente deve ter cuidados básicos de higiene e usar colírios, conforme orientação médica, por aproximadamente 30 dias.
Mesmo após uma cirurgia bem-sucedida, o acompanhamento deve ser contínuo e permanente, pois o glaucoma é uma doença crônica.
REALIZAMOS CIRURGIA DE PTERAÍGIO
Cirurgia Refrativa a laser
A cirurgia Refrativa a laser é realizada de forma personalizada e com os mais modernos equipamentos de precisão. Pode ser utilizada para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada).
Quais são as indicações da cirurgia?
Indicada para pessoas com mais de 20 anos que buscam independência dos óculos, desde que não apresentem doenças oculares ou contraindicações identificadas nos exames pré-operatórios.
A cirurgia refrativa a laser causa dor?
Durante a cirurgia não há dor, pois os olhos são anestesiados com colírios. No pós-operatório, poderá haver desconforto por poucos dias.
Quais são os riscos?
Os riscos são mínimos, pois antes de indicar ou realizar o procedimento, o oftalmologista faz uma avaliação detalhada, baseada em vários exames específicos para planejamento, prognóstico e diagnóstico de possíveis contraindicações. A cirurgia refrativa é realizada dentro dos mais rigorosos protocolos de segurança e com equipamentos de última geração.
Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?
O procedimento tem duração média de 10 minutos para ambos os olhos. O paciente poderá retornar às atividades de 1 a 3 dias após a cirurgia.
Lente intraocular fácica (LIO fácica)
Alguns pacientes apresentam características que contraindicam a cirurgia com laser devido a graus elevados e córneas muito curvas ou finas. Para essas pessoas o implante das lentes intraoculares (LIO) é uma opção. A cirurgia é rápida, segura e os resultados são surpreendentes.
Quais são as indicações da cirurgia?
Indicada para pacientes com altos graus de miopia e hipermetropia. Casos de astigmatismo e hipermetropia grave também podem ser corrigidos com as lentes intraoculares.
Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?
Na maioria dos casos, a cirurgia dura cerca de 30 minutos em cada olho. A recuperação é tranquila, porém o paciente deverá evitar esforços físicos por 15 dias.
O processo de envelhecimento da pele tem início por volta dos 30 anos, sendo mais acentuado entre os 45 e 50 anos. Este período é considerado ideal para a realização da cirurgia de Plástica Ocular e Estética, uma especialidade dedicada à reparação do olho e de suas estruturas externas, como pálpebras, cílios e supercílios.
Quais são as indicações da cirurgia?Além dos fatores estéticos relacionados à idade, a cirurgia também é recomendada para corrigir imperfeições congênitas. A cirurgia também pode ser realizada em indivíduos que tenham sofrido traumas após procedimentos cirúrgicos que envolvam a necessidade de remover uma porção do olho ou em situações de biópsia.
Quais os tipos de plástica ocular?
- Blefaroplastia: retira o excesso de pele das pálpebras superiores e inferiores.
- Entrópio: corrige as alterações anatômicas da pálpebra, quando sua extremidade dobra para dentro.
- Ectrópio: corrige as alterações anatômicas da pálpebra, quando sua extremidade dobra para fora.
- Ptose Palpebral: corrige a queda da pálpebra superior.
A cirurgia causa dor?
Não, pois é aplicada anestesia local ou geral, dependendo do tempo cirúrgico.
Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?
O tempo cirúrgico e o de recuperação dependem do tipo de procedimento realizado. Uma cirurgia de blefaroplastia dura, em média, uma hora. Uma intervenção mais complexa, de reconstrução, pode levar até duas horas.