Direitos e Deveres do Paciente
São direitos do paciente:
Receber atendimento cordial, respeitoso e humanizado, livre de qualquer tipo de preconceito.
Ter acesso a uma estrutura digna e adequada para o seu atendimento.
Ser identificado apenas por meio de seu nome e sobrenome, ou nome social.
Ter assegurada sua integridade física e moral, sua segurança, individualidade e privacidade.
Identificar todos os profissionais que atuam no seu atendimento por meio do crachá.
Receber auxílio do profissional da unidade, de forma a garantir seu bem-estar, conforto e segurança.
Exigir que todo material utilizado seja esterilizado ou descartável, e manipulado segundo normas de higiene e prevenção.
Receber informações claras, simples e compreensivas sobre o seu diagnóstico e tratamento.
Ser informado, orientado e, se necessário, treinado sobre como conduzir seu autocuidado e a continuidade do tratamento.
Ser informado quanto aos riscos e benefícios do procedimento a ser realizado.
Aceitar ou recusar a realização dos procedimentos diagnósticos, sem que lhe seja imputada sanções legais ou morais.
Ter seu prontuário médico elaborado de forma legível e de consultá-lo a qualquer momento.
Receber seu diagnóstico e tratamento por escrito, identificado com o nome do profissional de saúde e seu registro no respectivo conselho profissional.
Não sofrer discriminação por ser portador de qualquer tipo de doença.
Ter assegurada a confidencialidade de seu diagnóstico e dos resultados de seus exames clínicos.
Expressar sua insatisfação, queixas e preocupações ao setor de Ouvidoria (ouvidoria@hovitoria.com.br).
Permitir à mãe, o pai ou o responsável participação ativa nas decisões acerca de procedimentos e diagnósticos realizados em pacientes menores de 18 anos, exceto quando existir determinação judicial que diga o contrário.
Permitir a permanência de acompanhante para os pacientes acima de 60 anos, abaixo de 18 anos e com necessidades especiais.
Receber os resultados dos exames realizados, quando solicitado.
Receber informação sobre a duração prevista dos procedimentos e tempo de recuperação.
Ter acesso às despesas detalhadas de todo seu tratamento, quando realizado sob regime particular.
São deveres do paciente:
Manter o ambiente limpo, organizado e zelar pela conservação das instalações do HOV.
Não fumar nas dependências do hospital e manter o controle do ruído.
Atentar-se para situações de sua vida cotidiana, que coloquem em risco a sua saúde da comunidade e adotar medidas preventivas.
Comunicar à autoridade sanitária local se estiver com doença transmissível, quando a situação requerer o isolamento ou quarentena da pessoa, ou quando a doença constar da relação do Ministério da Saúde.
Fornecer todas as informações sobre seu estado de saúde.
Ter em mãos os documentos oficiais com foto.
Providenciar toda a documentação necessária para autorização do atendimento perante o seu convênio médico.
Informar se compreendeu todas as orientações recebidas e questionar em caso de dúvidas.
Assumir a responsabilidade pela recusa na realização dos procedimentos ou descumprimento das orientações prestadas pelos profissionais.
Manter a etiqueta e a pulseira de identificação em perfeitas condições durante sua permanência no Hospital.
Conhecer e respeitar todas as normas vigentes do HOV.
Honrar com as suas despesas provenientes de procedimentos, diagnósticos ou quaisquer serviços prestados pelo HOV que não sejam cobertos pelo convênio.
Respeitar os direitos dos demais pacientes e profissionais do HOV.