Dia mundial da saúde: Cuidar da saúde também é cuidar dos seus olhos

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO)   1 em cada 5 brasileiros nunca consultou um oftalmologista, o que abrange cerca de 43 milhões de pessoas.  Um número alarmante uma vez que consultas periódicas com o especialista ajudam a prevenir e tratar precocemente uma série de problemas sérios que podem até mesmo causar cegueira.

Por mais que os olhos sejam um dos órgãos mais sensíveis e que estão sempre expostos, eles ainda são muito negligenciados no que diz respeitos aos cuidados e exames de rotinas. Segundo a pesquisa, das pessoas que já foram ao oftalmologista,  35% só procuram esse especialista quando há algum sintoma ocular ou visual. 

Para o médico oftalmologista do Hospital de Olhos Vitória Sérgio Luiz Canedo, esses são dados preocupantes, pois estar em dia com o exame oftalmológico pode ajudar a tratar condições complexas, crônicas ou multifatoriais da saúde ocular.

“Procurar um oftalmologista apenas quando apresenta algum desconforto ocular pode ser tarde demais. Nem sempre os problemas de visão trazem um sintoma em sua fase inicial. Quando chega a incomodar é porque o estágio da doença já está bem avançado, o que dificulta o sucesso do tratamento posteriormente”, completa. 

A catarata, por exemplo, caracterizada pelo processo de opacificação do cristalino, a lente natural dos olhos que está atrás da íris, surge aos poucos, permitindo que as pessoas se adaptem à situação. “Sem as idas recomendadas ao oftalmologista, quando os pacientes menos esperam, a acuidade visual está quase nula”, alerta o profissional. 

A boa notícia é que a cirurgia é um tratamento eficaz para reverter esse quadro. Porém, o glaucoma, doença que afeta diretamente o nervo óptico,  pode levar à perda irreversível da visão. “Por isso, o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento são essenciais para evitar a cegueira”, enfatiza.

Cuidados

Além das idas regulares ao oftalmologista, o médico adverte contra o uso de colírios sem prescrição. “Cada doença ou problema possui um tratamento adequado que precisa ser realizado com um medicamento específico e com acompanhamento. Dessa forma, usar colírios sem prescrição médica pode agravar os problema oculares”. 

Coçar os olhos com frequência também deve ser evitado. “Esse simples ato pode levar a problemas sérios para a saúde ocular, como o ceratocone. Por isso, evitar coçar os olhos também faz parte de cuidados importantes com a saúde ocular”, explica o médico. 

Com relação aos raios solares, o especialista enfatiza que o uso de óculos escuro é indispensável. “Assim como se cuida da pele com o uso de filtro solar, é preciso sempre andar com óculos de sol. Mas é importante comprar aqueles que realmente protegem contra os raios uv”.

Compartilhar

Pular para o conteúdo