Na tarde da última sexta-feira (23), uma simulação de emergência foi realizada com sucesso no Hospital de Olhos Vitória (HOV). O exercício teve como principal objetivo testar os protocolos de contingência da instituição e a capacidade de resposta de sua equipe diante de uma situação crítica.
Durante a simulação, todas as pessoas presentes no ambiente da instituição foram evacuadas, incluindo pacientes, médicos, enfermeiros e demais colaboradores. Observadores especializados estavam presentes para analisar e fornecer feedback sobre o desempenho de cada equipe e identificar áreas de melhoria.
Simulação de emergência
Consiste em um treinamento que simula, de forma realista, uma situação de risco na empresa. É um procedimento obrigatório por lei e visa reduzir os danos causados em um eventual acidente. Todo o processo deve seguir um protocolo planejado e supervisionado.
A brigada de incêndio, formada por um grupo de colaboradores da organização e treinada para atuar conforme “Plano de Contingência, Emergência e Evacuação Institucional”, é responsável por mediar a situação. Eles são preparados para prestar primeiros socorros; realizar evacuação do prédio no caso de incêndios e outros tipos de acidentes, orientando as pessoas e atuando também na prevenção, como a checagem de extintores e saídas de emergências.
A diretora executiva do HOV, Heloisa Queiroz, ressalta a importância dessas simulações. “Estamos constantemente buscando aprimorar nossos protocolos e treinar nossa equipe para lidar com situações de emergência. A segurança é uma prioridade em nossa instituição”.
Veja algumas fotos:





